domingo, 25 de abril de 2010

Arquiteturas de Computadores II - 1216/31 AULA 06 06/04/2010

Registradores 


Encontra-se dentro da CPU, bem próximos as unidades de execução (UA, FPU), apresentando baixo tempo para entregar dados (Baixa latência) trabalham na mesma freqüência da CPU possuem baixa capacidade de armazenamento (em geral 64 ou 128 bits. A maioria dos registradores internos possui o mesmo número de bits do B.D Para armazenamento dos dados são utilizados dispositivos eletrônicos chamados Flip-Flops. Cada Flip-Flops armazena 1 bit. O tempo Médio de acesso a 1 registrador é de 1 nanosegundo.



Memória Cache


Memória interna a CPU responsável pelo armazenamento temporário dos dados que estão sendo  utilizados. Principal reponsável pelo desempenho e pelo custo de uma CPU atual. A cache é estruturada em níveis contendo capacidades menores em níveis inferiores.


Exemplo: Intel Core i7 975 =>  L1:  32+32KB (Por núcleo)
                                                     L2: 256 KB (por Núcleo)
                                                     L3: 8 MB (Compartilhada)


4 nucleos fisicos, 


      AMD PHENONII 965=>      L1: 64+64KB (por núcleo)
                                                    L2: 512 KB(por núcleo)
                                                    L3: 6 MB (Compartilhada)


Memória Principal


Memória localizada na placa-mãe com velocidade inferior a cache. Trabalha  com frequências inferiores a cada CPU 


Valores Atuais:
1GB, 2GB e 4 GB ( por pente)


800, 1066, 1333, 1600 MHZ


Obs: Memórias gráficas =>4000 MHZ
Tempo de acesso: 50 a 80 Nanoseg.


Utiliza capacitores para armazenamento dos dados (1 por bit). Com a carga dos capacitores se perde com o tempo é necessario um recarregamento periódico, chamado refresh.


Um pente típico possui 64 bits de largura.
Algumas placas de vídeo podem atingir até 892 bits de largura nas suas memórias.


Exemplo: Taxa Transferência memória i7 975 = DDR 1333
                                                                                  Tripple channel
                                                                                   3 * 1333 * 64 bits


NVIDIA GXT295 2200 * 892 Bits = 32GB/s


Discos e CD ROMs
Não voláteis. Utilizam meios ópticos e magnéticos para armazenar dados.



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